Thursday, November 30, 2006

Passagem atribuída a vários autores finalmente revelada!


Martin Niemöller


Eu sempre quis saber de quem era essa passagem. Reinaldo Azevedo explicou:

“Um dia, vieram e levaram meu vizinho, que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho, que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei. No terceiro dia, vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram. Já não havia mais ninguém para reclamar.”

Seu autor é o teólogo protestante alemão Martin Niemöller (1892-1984). Ele teve uma trajetória curiosa. Chegou a flertar com o nazismo nos primeiros tempos. Quando, vamos dizer, já havia ficado claro quem era Hitler e o que queria, ainda ambicionou incutir-lhe um tanto de sensatez. Até que percebeu do que se tratava e migrou para a oposição aberta. Foi processado em 1938 e enviado para o campo de concentração de Dachau, onde permanece até o fim da guerra. Correto estava o Niemöller do texto acima, não o que sonhou com as mãos estendidas para o ditador facinoroso.

Oriane - péssima em formatação...

Oh, darling, também não é assim! Prometo revisar tudo! He,he,he!
Marx, o Groucho revisor...

1 comment:

Anonymous said...

não sei por que acontece isso. Os acentos e cedilhas dos seus comentários aparecem aqui como esses símbolozinhos chatos... Mas meus posts aparecem normalmente (tanto no firefox como no explorer). Deve ser problema do uol blog, que é um lixo. Já estou usando o template mais simples que há pra não ter problemas, mas ainda assim os tenho... Com outros blogs do uol acontece o mesmo?

O post do Reinaldo eu li logo que ele postou. Acordei cedo!

Ah, te mandei um email. Confira lá no hotmail (que ontem passou muitas horas fora do ar... é uma porcaria).