Thursday, November 30, 2006

Privacidade no Orkut...



Esta eu tirei do "No Mínimo"

Privacidade no Orkut já era

A notícia é da Folha de S. Paulo mas está em tudo quanto é canto da web:

Em meio a ações do Ministério Público Federal, que o acusa de sonegar informações sobre criminosos da internet, o Google do Brasil criou uma ferramenta que permite à Polícia Federal vasculhar dados do Orkut e até retirar do ar páginas com “possíveis práticas de crimes” sem a necessidade de determinação judicial.

Segundo a PF e o Google, os policiais do setor de crimes cibernéticos podem navegar pelas comunidades virtuais como “usuários especiais” e ter acesso a dados dos internautas, como o IP (código que identifica o computador, o que pode levar ao responsável por um texto ou por comunidade suspeita).

Pois sem comunicar a seus usuários, o Google deu à Polícia Federal total acesso a tanta informação quanto pode ceder.

Quer dizer: a polícia entra quando quer no Orkut e fuça o que quer de seus usuários sem a necessidade de ordem judicial ou chance de defesa. Cortesia do Google.

Em seguida, segundo a Polícia Federal, o sigilo telemático do usuário é armazenado pela empresa até que a Justiça autorize o uso. A ferramenta foi disponibilizada há três semanas, mas vinha sendo mantida em sigilo. Nem a PF nem a empresa informaram quantas páginas foram ‘embandeiradas’.

Segundo a PF, a ferramenta também é ’salutar’ ao Google porque pode evitar eventuais problemas à empresa ao hospedar comunidades criminosas.
O Google diz que divulgará oficialmente na próxima semana a ferramenta, que deve ser expandida mundialmente.

Há um problema, aí, uma linha fina. Se há crime, a polícia, mediante autorização judicial, pode conseguir acesso a dados particulares de indivíduos capturados de empresas privadas. De uma companhia telefônica, por exemplo. Ou mesmo do Google. É do jogo, coisa necessária para o funcionamento da Justiça.

A Justiça não pode violar, previamente, a privacidade de todos os usuários de um serviço. A Justiça não fez isso. A Polícia Federal não tem poder de ordenar a uma empresa que ceda os dados de todos os seus usuários. Mas a PF não fez isso. O que aconteceu é que a PF recebeu o poder de navegação oferecido de bandeja pelo Google.

Poderia, ao menos, ter oferecido aos seus pobres usuários a chance de pular fora antes. Afinal, às vezes participar de uma comunidade por brincadeira pode custar uma dor de cabeça policial.

Oriane

3 comments:

Anonymous said...

vou parar de falar mal do Lula no orkut! hahhahahaha

Só rindo! Será que meu banco também não está com vontade de dar à PF acesso a minha conta, para que ela veja se não estou cometendo nenhum crime?

Sobre googles, banqueiros e autoritarismos, o Roberto Romano publicou um post ontem em seu blog:

http://eticaciencia.blogspot.com/2006/11/folha-on-line-29112006-08h25-setor.html

vale a pena ler.

Clau said...

Meninas, tudo bem?
Muito frio por aqui, brrrrrr...
Eu pulei fora do Orkut ha' muito tempo, fiquei preocupada com as informacoes sendo vistas por pessoas de carater duvidoso e amigos meus recebendo mensagens terr'iveis pelo tal do scrap book.
Achei que era vulneravel demais e cai' fora. Nao confio mais - alias esse negocio de blog tambem nao deve ser muito seguro nao. hehehe...
Beijos e ate' breve!

Anonymous said...

apenas a titulo de curiosidade, nunca ouve ampla e total privacidade na internet, ferramentas para rastrear os endereços indiviuais foram criadas na mesma época, ou melhor pouco após ter surgido a tala ArpaNet.
Lembrem-se que as base da internet estavam/estão nos centros de pesquisa e de informaçao militar.
A propria internet (conceito) surgiu como forma de _by-passar_ eventuais perdas de links de informação.
O que ocorre é que dado o volume de informações que trafega na rede, torna-se dificil o monitoramento constante delas.
Mas caso buscas, mensagens ou chats contenham certas palavras podem contar que essa informação vai estar armazenada em algum lugar.
Em tempo, caso alguem tenha paciencia procure dar uma lida mais atenta nos contratos do proprio orkut, myspacee, msn e similares, vão ficar surpresos. Em resumo, privacidade uma ova !

Eu (anti-nnf)

Com suadades dos tempos em que o PT era só um partido de esquerda e o Jader apenas mais um pulha ...