Wednesday, November 08, 2006

Imprensa


Os artigos de Guilherme Fiuza, no site "No mínimo" , são ótimos. Nós damos o link aqui.
Peguei umas partes desse. Leia a íntegra aqui

No auge do mensalão, Lula disse que no Brasil, como na Venezuela, o governo popular estava sendo sabotado pela direita. Uma comparação equivocada e perigosa, com a qual o presidente parece sonhar.
Lula afaga o povão, não fala mais de um minuto sem pronunciar a palavra ‘pobres’ e repete o mantra hipnótico da tal reforma política. Ingredientes perfeitos para convocação de plebiscito e mudanças de regra da democracia. O espírito de Hugo Chávez paira sobre Brasília.

No final de seu discurso, Lula falou em governar para todos (depois de distinguir seus eleitores dos demais). Anunciou também que passará a dar entrevistas coletivas, mudando a relação com a imprensa. Por outro lado, não para de falar em ‘democratização dos meios de comunicação’, eufemismo que neste contexto, como se sabe, significa controle da mídia – segundo o famoso manual de Dirceu, Gushiken e Tarso Genro.

O Brasil ainda não é uma Venezuela. Mas simpatizantes do presidente já agridem jornalistas a céu aberto. Ou seja, estamos chegando lá.

No comments: