Wednesday, November 22, 2006

Tá tudo dominado!

Quem leu o Blog do Diego Casagrande hoje deparou-se com uma matéria sobre Marcola.

O
  • artigo
  • é triste na medida que nos mostra o que não queremos saber: está tudo dominado! As favelas tomaram as principais capitais do país e não há mais nada que se possa fazer. Mesmo que nossos governantes quisessem mudar a situação, e eles não querem, ainda assim, talvez não fosse possível. Só alguém como eu, que passou anos querendo morar no Rio e agora só pensa em sair, é que sabe: a cidade está acabada. Sem chances. Muita gente está agora batalhando com o único objetivo de sair daqui o quanto antes. É o meu caso. Vindo da Barra para cá, fica claro que o Rio já não nos pertence. Olhamos aquele morro gigantesco, abandonado por um poder público leniente, que cobra impostos escorchantes e não dá nada em troca, e não há como não ficar em pânico. Nossas lindas encostas já eram. Não podemos andar nas ruas, as cercanias perigosas desestimulam passeios. As áreas das favelas e as áreas próximas são vetadas. Não há poder público, mas um poder paralelo muito mais forte e que nos odeia. Atualmente já não basta assaltar, tem que humilhar, torturar, assustar. A idéia de que todo carioca é refém do medo não é mero chavão. E não podemos nos enganar, nós os odiamos também.
    Enquanto isso é só fazer uma matemática simples: as classes média e alta não têm uma taxa de crescimento muito significativa. Um, dois, no máximo três filhos. Já nas favelas, vemos mães com cinco, dez filhos. O bolsa-familia está aí para estimular a ter mais filhos, uma vez que paga por filho "supostamente" na escola.
    Como isso vai acabar? Onde vai caber esta gente toda?
    Controle de natalidade é uma noção ecológica. Não estou falando em institucionalizar a sacanagem, claro que paralelamente ao controle deve haver uma educação moral, uma conscientização. Mas que esse surto demográfico precisa ser contido, isso é claro. Excesso de gente acaba por desvalorizar a vida. Excesso de gente enfraquece.
    São 580 favelas no Rio de Janeiro. Milhões de pessoas que se multiplicam numa velocidade assustadora. Entrementes, o aquecimento global garante que cidades costeiras vão acabar sofrendo inundações.
    E então? Você já pensou em se mudar? Acho bom pensar...

    Oriane

    1 comment:

    Anonymous said...

    Quando conheci o Rio, podia andar a pé na boa para pegar a barca na praça (15??) pra Niteroi, atravessava aqueles tuneis todos a pé e sem outro medo que não o da fumaça dos onibus.
    Dai alguem elegeu aquela trolha gaucha, CrossDresser covarde, que comprou a tudo e a todos. As encostas viraram favelas, não se ve mais quase mato nos morros, só aquelas coisas horriveis penduradas nas encostas.
    Tenho vontade de vomitar, passo mal, quando vejo a apologia das favelas, que são comunidades de bem e tal ... Tem orgulho em mostrar aquelas coisas hediondas penduradas nos morros fod%$$#@o a paisagem e aquela que foi a cidade mais linda do mundo.
    Os cariocas ja foram .. não existem mais, os originais deram de pinote pelo mundo, a maior parte do que se ve sao bandidos posando de donos do mundo e os cariocas que restaram trancandos em casa ...
    Orgulho de favela ! Que vão à M$#@ os que fazem essa apologia ...

    Agora, hilario mesmo, é o casal Xanti, naquele discurso evangelico tipico, clamando por D'us e por seu Filho e enchendo as burras com a grana da omissão ... Que nojo !

    Eu, anti-NNF

    que penso seriamente em implantar o dia da Consciencia Ariana ... eles ja tem o deles não tem ...

    E depois ainda vem alegar racismo ...