Wednesday, November 29, 2006

O Sonho de Lula é ser a rainha da Inglaterra!



Esta eu tirei do Blog do Diego Casagrande:

DEIXA O HOMEM TRABALHAR?
29.11, 15h08
por Marco Antonio Villa, na Folha

No primeiro ano da Guerra do Peloponeso, Péricles fez um célebre discurso. Recordou aos críticos que "não é o debate que é empecilho à ação, e sim o fato de não estar esclarecido pelo debate antes de chegar a hora da ação".

O conservadorismo tupiniquim incorporou essa fala antidemocrática - no sentido ateniense. O discurso foi migrando até chegar ao PT. A candidatura Lula assumiu e propalou com ardor o slogan: "Deixa o homem trabalhar". Era uma evidente resposta às críticas da oposição. O discurso conservador -ao estilo espartano, para voltar à Grécia- enfatizava o trabalho árduo do presidente.

Procurei a fonte disponível para checar se o slogan tinha alguma base: a agenda presidencial (pelo site www.presidencia.gov.br). Já tinha realizado essa pesquisa no ano passado e esperava, sinceramente, que o ritmo de trabalho do presidente tivesse entrado nos eixos. Ledo engano. A agenda é confusa, não há lógica no cotidiano presidencial. É difícil até entender o critério dos deslocamentos.

Muitas vezes, em prazo curto, foram realizadas viagens para o mesmo Estado, quando poderia haver só um deslocamento, diminuindo custos e obtendo maior eficiência. Outras vezes, a viagem é para cumprir um desejo do presidente, como se o país estivesse voando -algo especialmente difícil atualmente- em céu de brigadeiro. Um exemplo foi o deslocamento da comitiva presidencial para São Paulo simplesmente para inaugurar o Memorial do Corinthians.

Observando os compromissos de 2006, ficou evidente que o presidente começou a abolir as segundas e as sextas-feiras da agenda ou a ter só um despacho nesses dias. A jornada de trabalho também diminuiu. Em alguns dias, a agenda iniciou às 10h, foi interrompida para o almoço e, às 16h, o expediente foi encerrado.

Lula quase acabou com aquelas reuniões de todo o ministério -foram sete em 2003, cinco no ano seguinte e, em 2005, quatro. Em 2006, fez só um desses encontros, o que foi saudável, mas não considerou relevante a reunião reduzida de ministros quando houvesse um assunto de interface entre os ministérios, revelando descaso por temas administrativos.

Lula insistiu na importância da manutenção de várias secretarias com status de ministério, dada a relevância dos "movimentos sociais". Mas a agenda o desmente. O MST, além de outros "movimentos sociais", não foi recebido nenhuma vez, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, apenas uma. E a ministra Matilde Ribeiro (Políticas de Promoção da Igualdade Racial) teve a atenção presidencial em só um encontro de meia hora no ano todo. Pior sorte teve a Comissão de Ética Pública, vinculada diretamente à Presidência: não foi recebida sequer uma vez. É compreensível...

Já Ricardo Berzoini foi um homem de sorte. Como presidente do PT, esteve no gabinete cinco vezes em apenas seis meses. Curiosamente, quando foi ministro da Previdência Social, se encontrou somente uma vez com o presidente. Donde se deduz que, para Lula, o PT é mais importante que os milhões de aposentados.

Entre os congressistas, o recordista foi Renan Calheiros: seis entrevistas. Que inveja a ministra Nilcéa Freire (Políticas para as Mulheres) deve ter do senador: em dois anos e meio, nunca foi recebida pelo presidente.

Quando teve início a campanha, a agenda, que já era caótica, ficou ainda mais sem sentido. E vazia. Em agosto, em diversos dias, o expediente terminou às 12h30 (como no dia 2); em outros começou, às 11h, 12h ou 12h30 (como nos dias 7, 10, 14, 18 e 28). Em setembro, a situação se agravou. Poucos despachos. E, quando eram realizados, não passaram de atividades eleitorais, como em 21/9, quando recebeu "personalidades do mundo do livro" e assinou o decreto do cão-guia.

Se a situação já era preocupante, entre o primeiro e o segundo turno ficou ainda pior. Do dia 6 até o dia 29/ 10, estão registrados somente 16 compromissos. Nesses 24 dias, Lula teve uma média de 0,6 compromisso/dia.

A eficácia do trabalho é altamente questionável. A 6/10, teve um encontro de meia hora com o presidente eleito do México (única atividade daquele dia); no dia 24, o solitário registro foi a condecoração de Felipe Massa realizada no aeroporto de Congonhas. Ou seja, durante o mês de outubro, o governo ficou acéfalo. A análise da agenda revela que o governo não tem rumo, que as atividades presidenciais são mal planejadas e que o presidente mais parece chefe de estado que chefe de governo. Em um país que está estagnado há um quarto de século, é muito grave.


Oriane

1 comment:

Anonymous said...

A foto que foi usada me lembrou um filminho tipo sessão da tarde, chamado V de Vingança ou V for Vendetta.
A certa altura do filme, uma pessoa contraria ao governo mostra um acervo de obras proibidas, entre ela um quadro da rainha da Inglaterra, devidamente manipulado para acomodar o rosto do dirigente do pais (vilão do filme)
Parei para pensar, nas estranhas coincidencias entre o filme e o que poderá vir a ser o nosso pais.
Em tese, a diferença mais notavel é que um seria de esquerda e o outro de direita, mas a sede de poder no nosso caso e o radicalismo são tão grandes que logo não havera diferença nenhuma. Ou melhor, haverá sim; no filme o tal dirigente (primeiro ministro) deve ter sido educado em Oxford, Eton e coisas do naipe. Já em nosso caso, apenas em Suburbia e Palanquia, nothing else ...

Um amigo diz que o Brasil começou a acabar no dia em que foi descoberto, um outro quando expulsaram os holandeses e aquela turminha de Recife foi para outras paragens, onde acabaram fundando Nova Amsterdam.

Creio que a ultima é mais acertada.

Alguem lembra, de priscas eras (acho que poucos eram nascidos) quando o mote governamental era :

"Brasil, Ame-o ou Deixe (-o) " e o povão rabiscava na sequencia " o ultimo a sair apague a luz ... "

Desculpe-me, este pais esta estagnado desde Juscelino ... A corja politica que fez a abertura e tudo mais veio da epoca do Getulio, e nenhum deles foi ou sera flor que se cheire nenhum, seja de direita, de esquerda, de centro e sei la mais o quê.

Os pais das Diretas só queriam uma coisa o P(h)UDER ! Pouco se lixavam para o progresso do pais e outros que tais. E só prezavam as liberdades individuais por um motivo, o voto a seu favor.

E ja que faço comentarios ligeiramente nazi-fascistas (rs rs) um ultimo detalhe, os unicos HOMENS da politica nacional faleceram, Golbery e Geisel, o resto. Bem, resto é resto ...

Eu (a-NNF)

PS : Podem falar que o filme não é uma obra de arte, mas alguem mais tem filho adolescente ???