Sunday, November 26, 2006

De Bosch - deboche? Não, Veríssimo, o malicioso!



Minha mãe, se viva, diria: Este é dos meus: pão, pão, queijo, queijo! Refiro-me ao Rodrigo Constantino (boa mistura de Rodrigo de Bivar, o El Cid, e Constantino, o imperador romano que se converteu ao Cristianismo), que analisa a malícia - burra - de Veríssimo, a respeito da morte de Milton Friedman, falando de céu e inferno:

" (...) Ora, vamos chamar boi de boi, não de jacaré. Os que repetem que o comunismo nunca existiu ignoram que ele jamais existirá, pois não passa de uma utopia idiota, impossível na prática – ainda bem, já que homens não são formigas. Mas é a tentativa de chegar lá, os meios usados para tal fim, que levam inexoravelmente ao terror, escravidão, miséria e genocídio. Por isso, inclusive, que socialistas detestam debater meios, tentando monopolizar os nobres fins. Tentar associar o comunismo soviético a algo perto de capitalismo é, portanto, falta de caráter ou de inteligência."

O trecho que põe o dedo na manipulação discursiva, sintoma da Língua de Pau, é este: " (...) Crentes fanáticos são justamente os socialistas, que fogem de um debate focado apenas em argumentos lógicos, apelando constantemente para a retórica, inúmeras falácias conhecidas, sensacionalismo barato e emoções instintivas."

Viram só? A questão inexorável, o campo da verdadeira batalha, está e sempre esteve lá, na "inculta e bela", sempiterna esfinge lingüística: é preciso, pois, estudá-la, apascentá-la, decifrá-la. Debater é preciso, caso contrário, kaput!

Texto do Constantino, na íntegra, aqui.
Imagem: mais Bosch, 1510 - Paradise and Hell, detalhe do quadro Garden of Earthly Delights .
Para os interessados em Bosch, visitar aqui.

Marx , o Groucho

2 comments:

Anonymous said...

Ola,

O comentario talvez seja meio OT aqui neste post (*), mas não saberia onde colocar.

Tentem conhecer, se é que já não conhecem, um jornalista/economista de nome J. Monir Nasser, tem um programa aos domingos no canal 17 da Sky.

Caso não o conheçam, tentem faze-lo antes que seja trucidado pela esquerda festiva.

Foi a primeira pessoa que vi descer a lenha publicamente em icones petralhicos, tais como Bolsa Familia, MEC e outros.

* Sabem porque a EDUCAÇÃO PUBLICA não funciona por aqui ?
- Simplesmente, pelo fato do MEC ser dominado por uma nata de burocratas ignorantes que não fazem ideia do que é EDUCAÇÃO ...

Creio que cale a pena ... enfim alguem sensato !

Mudando de assunto, e voltando ao Mao Dzedong, Stalin e outros ...

Cada vez mais a nossa a esquerda vai mais para a esquerda e esta ficando tão à esquerda que esta ficando a direita de Hitler !

Lembranças a todos.

Clau said...

Oh darling, sweetie, estou meio cansada desse povo... Assisti a temporada 3 do ABFab ontem e rolei de rir com as meninas. Contei 12 garrafas de Stoli...

Back to the real world...Depois de assistir a Marta Suplício hoje na TV, preciso renovar o estoque de sais - vou espairecer as idéias, vou para meu garden of earthly delights...paradise pleeeeease!
Beijos e até breve!