Wednesday, May 30, 2007

Árvore de Natal gigante voadora : a Estação Orbital Internacional!







Imagens: o desenho feito pelo meu amigo e a estação espacial. Quando mandei a foto para ele, ele reconheceu na hora. Morri de inveja, eu havia visto uma árvore de natal voadora!

Sábado, por volta de uma da manhã, fazendo observação noturna com meu binóculo, encontrei um objeto muito interessante. Como sou uma cética razoável, imediatamente acreditei tratar -se de um satélite. Se tivesse que descrevê-lo, diria que é uma árvore de natal gigante no formato de um pera. Eu sei que parece bizarro, e é, mas não se trata de mais uma daquelas malucas avistadoras de OVNIS. Nada disso, faço observação do céu com alguma freqüência, uso um binóculo simples, nada sofisticado, um 50 x 10 da Bushnell. O objeto fazia uma trajetória noroeste-sudeste, passava por cima da cabeça do Centauro e parecia uma árvore de Natal: uma série de fios de luz, como aquelas coisas de luz que as pessoas usam nas fachadas. Mas lembrava também um lustre de cristal daqueles antigos, com vários fios de cristais. O mais interessante é que ele tinha umas luzes vermelhas que pareciam voar ou girar em torno dele. Eu enxergo muito mal, uso óculos, pois tenho muito pouca acuidade visual. Estava com alguns amigos e pedi ajuda a alguém com um olhar mais acurado.

O resultado foi emblemático e tive dois insights: a subjetividade do olhar é impressionante e, caramba!, como eu enxergo mal e sou imaginativa!!!

Onde eu vi uma árvore de Natal, meu amigo viu um objeto cujo desenho está ali em cima. Uma descrição perfeita da Estação Internacional. Quando mandei-lhe a foto, ele reconheceu na hora.

O fato de não ser um OVNI, nem uma árvore de Natal voadora com bolinhas flutuantes, não tirou a beleza da coisa: ver um objeto passando longe, mesmo que seja um inocente satélite, é muito gostoso.

Preciso admitir o quão mais interessante seria se fosse um OVNI, ou mesmo uma árvore de Natal voadora (com bolinhas flutuantes, é claro!)...

Oriane

4 comments:

patricia m. said...

Oriane, voce deve ser miope como eu, hahaha. Adoro a minha miopia, nao tenho muito, mas ja eh suficiente para fazer "borrar" um pouco as luzes. Tenho certeza que as minhas estrelas sao muito mais bonitas que as estrelas dos nao-miopes, pois pude comprovar vendo-as usando oculos. Ja eles nao podem ver as minhas estrelas.

Anonymous said...

(Sou outro míope. A vantagem é que sempre posso dizer que não vi alguém por causa da miopia hahahaha.)

Já pensei em comprar um telescópio, mas em São Paulo...

Quem sabe um dia não me mudo para alguma cidade de céu limpo e vejo as estrelas...

Anonymous said...

Oriane, adorei a história! Sou seu fã! É assim que se deve fazer!

A Furiosa said...

Ah William, fiquei enrubescida...