Saturday, April 07, 2007

Cuidado com os psicopatas da internet!!!

Por estes dias encontrei, por culpa minha, uma psicopata na internet. Nenhuma novidade, esse "lugar" está cheio de malucos. Pessoas sem rosto que acham que vale tudo, já que não estarão cara a cara. Já não falo apenas da boa educação, quanto a isso já perdi a esperança há muito tempo, o brasileiro não tem solução. Ponto final. Berço ou se tem ou não (trata-se, afinal, de um berço metafísico... Puro mistério.) Infelizmente essa é a lógica da coisa. O fato é que muitos até têm dinheiro, mas não têm berço. Daí que freqüentam a internet, bons restaurantes etc., mas não sabem se comportar, interagir, dialogar. O que mais me "fascina" é a agressividade. Uma certa idéia de que se o outro dá uma estilingada a reação deve ser com escopeta, para deixar bem claro, assim, quem é o mais forte. Pessoas sarcásticas que, em feudos empobrecidos, procuram agarrar-se ao pouco que lhes resta, diminuindo o outro para se fortalecer.
Triste sina...
Psicopatas são 10% da população e na internet estamos irremediavelmente expostos a eles. Por isso não dou jamais o meu nome, o risco que se corre é imenso, melhor apostar no anonimato. Um meio como a internet presta-se a todo o tipo de mal-entendido e também a crimes, perseguições e belezinhas no gênero. É fácil mentir, caluniar, injuriar, pois o contato pode nunca ser feito.
Conheci algumas pessoas pela internet, algumas maravilhosas, mas a maioria não "batia bem". . Mas toda vez que me deparo com alguém muito intransigente - como petralhas -, muito agressivo ou sem consideração, fico pensando se a decadência de nossa civilização já não seria irremediável. Compaixão, delicadeza e polidez são palavras esquecidas relegadas a um passado em que o outro ainda significava algo.
Mas o que mais me constrange são aquelas pessoas que já vêm logo brandindo títulos: sou isso, sou aquilo etc. E a gente acaba ficando assustado: uau, se fulano é professor é fácil entender a situação da educação no país! Se não consegue se comunicar, como pode ensinar? Mas - é pule de dez! - este tipo de pessoa, que fica brandindo currículos, costuma ser o mais estúpido, burro mesmo. Estilo Sader, sabe como é? No Brasil de hoje, essa é uma estatística confiável...
Em geral, um defeito é comum a estes psiconautas: projetam nos outros tudo o que eles são. Aí, você já sabe, não adianta conversar, tudo o que essa gente sabe fazer é não compreender. A não compreensão é seu único título, sua única missão sobre a Terra. Negar é preciso!
Cuidado com os psicopatas da WEB. Sempre estão disfarçados de cordeiro, mas estão lá, prontos para atacar os distraídos.
Não mexa com eles, não cometa erros, nunca se sabe quando podem atacar.

Imagem: Diane Arbus - Menino com granada

Oriane - em pânico.

5 comments:

Anonymous said...

Eu já cansei de escrever por aí. Todos os fóruns de discussão estão cheio de loucos!

Anonymous said...

Só um exemplo de como andam as coisas: o Reinaldo publicou um post comentando entrevista em que Aziz Nacib Ab'Saber disse que o aquecimento global não produzirá a "savanização" da Amazônia. Pois bem, quem lê os comentários se assusta.

Um comentarista diz que procurou no dicionário pela especialidade do cientista, "geomorfologista", e não encontrou. Logo, o argumento era inválido. Ele não comenta ter procurado no dicionário por geomorfologia ou por geomorfólogo.

Outro comentarista lê que se trata de um professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Logo, não é autoridade no assunto, é apenas um palpiteiro, "nem biólogo é". O comentarista parece não saber que o curso de Geografia é oferecido na FFLCH.

Outros comentaristas, como sempre, dizem apenas: "quem"? E aí substituem o nome do Ab'Saber por uma seqüência de letras sem sentido, para demonstrar a irrelevância dele. Zombam de que um sujeito se levante contra "o consenso da comunidade científica" (isto é, o último boletim do fim do mundo do IPCC), e nem percebem que estão repetindo esse mesmo argumento pela enésima vez, pois "n" sujeitos já discordaram de algum ponto do tal "consenso".

Isso sem contar os comentaristas que dizem algo como: "Ahn? Leu a entrevista no blog do Gabeira? Desde quando a opinião do Gabeira é válida nesse assunto?". Não entendem que não foi o Gabeira quem disse, nem o jornal ao qual Ab'Saber deu entrevista, nem o Reinaldo!

Mas uma coisa é certa, se Ab'Saber tivesse dito que a Amazônia iria se transformar num completo deserto, coisa bem pior que a savana de que falam, com certeza aceitariam a opinião dele como qualificada...


Outra coisa que acontece com freqüência: há furacões --a culpa é do aquecimento global, e haverá o décuplo de furacões no próximo ano. O ano passa, não houve tais furacões e o inferno é mais frio do que a média: se alguém perguntar onde está o aquecimento global, que falhou desta vez, vão responder "você não sabe diferenciar um fenômeno local de um global" etc. O local só é global se concorda comigo; senão, não!

Eu já estou de saco cheio disso tudo...

patricia m. said...

Hahahahahahahahha, otimo texto. Pior ainda, eu ja peguei pela frente alguns que se acham os tais, que abafam, ma-ra-vi-lho-sos, filosofos, coisa e tal. Nunca se sabe quem eh o sujeito. Pena que nao da para citar nomes, fica feio ne? Mas tem um tipo desses que eh figurinha carimbada, nem blog tem, adora mesmo eh ficar mandando comments gigantescos nos blogs dos outros, expondo a sua sapiencia fenomenal, ou copy&paste de algum artigo por ai.

Nao, ele nao comenta no meu blog, entao nao adianta ir la ver. Apenas um amigo dele, do mesmo nivel, se atreveu a ir la deixar "bondosamente" sua grande sabedoria para mim.

Eh cada um, viu... Pior que voce faz as coisas para se divertir e conhecer gente nova, e acaba encontrando uns malucos desses...
:-)

Anonymous said...

Esse William é, muito provavelmente,
um nickname de um sujeito que tem muitos Blogs por aí. Provavelmente uma versão Juvenil. É dificil se livrar dessas figuras. Parece filme de terror. Eles sempre voltam. Pelo visto e pelo seu post você está sendo contemplada com uma boa cota deles.
Você não é a única naturalmente.

A Furiosa said...

Não, caro anônimo, William tem um Blog apenas, chama-se Bolkonski. Ele adora Monty Phyton e é um rapaz culto. Ele é frequentador do Blog e gente boa...
E sim, ele é jovem...