Saturday, April 28, 2007

Dissecando Sader !


Excelente o post de Ângelo da Cia sobre um encontro - vade retro!- com aquela criatura que até hoje não se sabe se é psicopata ou um calculista mefistofélico, visto que não há uma terceira hipótese. Por enquanto, ficamos com a primeira opção, porque o Mefisto autêntico, pelo menos, é um cara inteligente.
A crítica negativa de Ângelo é didaticamente feita em cima do discurso da criatura, passo a passo, sem deixar pedra sobre pedra. Estão lá as mentiras, a ignorância laureada, a desfaçatez delirante e o cinismo irritante que leva qualquer cidadão pacífico à selvageria total (Ah, "um dia de fúria"! Que coisa boa, combina com A Furiosa...).
Sader é o tipo de pessoa que provoca aquilo que a Bíblia chama de ira santa. Se ele estivesse entre os vendilhões do templo, teria sido varrido, escorraçado, atropelado pela fúria crística: afinal, ele vende uma mercadoria podre, ele engana os consumidores, ele tenta atrair, para o abismo da inconsciência, todos os infelizes que ainda não estão vacinados contra a boçalidade. - a maioria das pessoas em Banânia.
Entre outras, é digna de nota a observação de Ângelo, ao confessar que suava e tremia, sentindo-se na cova dos leões, um ambiente inóspito sob todos os óbvios aspectos. Mesmo assim, teve a audácia de fazer uma pergunta ao Aiatolá da Boitempo, corrigindo-o sobre uma citação de Fukuyama, cujo prognóstico sobre "fim da história" passou à difusa autoria, é lógico, dos "americanos e neoliberais", mais uma demonstração do cuidado com que esse primor de pessoinha elabora seu texto - esse sujeito, repetimos, é professor!...
Outra aspecto interessante do post ocorre quando Ângelo fica em dúvida quanto à sua natural aversão ao fulano, ao percebê-lo como um homem velho, mais pra lá do que prá cá (e o boitox, e o boitox???), ou seja, acometeu-lhe uma certa pena, uma comiseração tardia.
Ângelo, não se esqueça jamais que, assim como a maioridade penal é uma falácia - a pouca idade do marginal determinaria o grau da sua responsabilidade -, os velhinhos de todas as épocas são completamente responsáveis por seus atos, exceto se, comprovadamente, já estiverem gagás. Ora, se Sader é gagá, não pode dar aula, fazer palestras, "organizar" livros... Hehehe... Ou pode? Cruzes, esquecemos de onde estamos!
Divirtam-se aqui.

Imagem: a turma dos vendilhões do templo, expulsa por Cristo, um belo El Greco. Lembramos que, para a psicologia analítica de C. G. Jung, o "templo" é um símbolo do Self, a totalidade da psique. Tirem suas próprias conclusões...

Marx, o Groucho

2 comments:

osvjor said...

não sei até q ponto os relatos aqui e lá são acurados, nem se concordo com as opiniões, na verdade nem tive paciência pra ler tudo, mas tenho implicância com o Emir desde que li um artigo horrível dele sobre Israel... aliás, pelo mesmo motivo não tenho a menor simpatia pelo Saramago... me parecem dois malas sem alça sectários...

Blogildo said...

Ainda bem que na Bíblia não existe o "asco santo". rsrsrs!