Sunday, July 08, 2007

Nosso candidato para 2010


Este blog propõe um candidato para as eleições de 2010: o Barão de Munchausen! Mentir por mentir, o cara tem muito mais charme, estilo, graça e inteligência. Pelo menos suas histórias são mais verossímeis do que as que andam contando no atual governo. A gente vai se divertir à beça, na verdaderia - aí, sim! - cartilha "relaxa e goza". Se ele se recusar a ser candidato, temos um reserva: Peter Pan. Esse, lembrem-se, é muito experiente em Terra-do-Nunca "antes nestepaiz", um lugar onde ninguém quer crescer, o que nos soa bastante familiar, não é mesmo?
Aliás, a propósito da palavra candidatura, ela se origina de "cândido", que quer dizer "puro", "inocente". Não é uma beleza de ironia? Os mistérios da origem das palavras nos reservam surpresas estapafúrdias como essas, em que a realidade trai, literalmente, as raízes verbais que a denotam. Um outro caso curioso: Lula é também molusco, certo? Moluscos são invertebrados. Já viram coincidência mais bonitinha? Como ele é sempre candidato à presidência, temos em cartaz no cine Banânia, permanentemente, essa soma esquisita de "ente invertebrado com pureza d'alma". Mais parece uma figura literária, uma metáfora intransponível... Ó, Eça, socorrei-nos! És tu o escolhido dos deuses, em sessão espírita, para escrever a biografia do Keiser! Que caldo daria, Deus meu, que caldo!

Imagem: o Barão, cavalgando o mundo!

Marx, o Groucho, atacado de literatice.

4 comments:

w said...

Marx, vc está impossível! hehehe

Frodo Balseiro said...

Marx
A mentira é uma coisa cumulativa. Quando você envereda pelo caminho da falsidade, da mistificação, do engodo, dificilmente conseguira voltar ao trilho da verdade!
Mesmo porque sob a ótica da esquerda de esgoto, verdade, ética, transparência, são coisas "pequeno burguesas"!
A sua (deles) verdade, por serem bons, e de esquerda é o que vale!
Colocaria para concorrer com o Barão, a Emília do Sítio do Pica Pau Amarelo!
Ela tem uma personalidade bastante coerente com o "pensamento" peto/lulista!

Ricardo Rayol said...

Estão aí duas belissimas opções. pelo menos eles combatem os bandidos.

Anonymous said...

Essa foto de Münchhausen é do grande ator alemão Hans Albers.