Thursday, July 05, 2007

De maçarocas ao grande prostíbulo chamado Banânia...


Chegou-nos às mãos um livro sobre políticas de saúde "psiquiátrica" no Brasil, assinado por vários "experts" no assunto, gente recheada de pós-isso e pós-aquilo, essa praga que banalizou a conceito de Academia em Banânia, reles manobra ideológica capaz de revirar nos túmulos os seculares ossos da turma de Platão.
Vocês sabem o que é uma maçaroca? Sabem o que é um texto que nada diz e tudo esconde? Sabem o que é um discurso vazio que tem a pretensão de se mostrar didático? Sabem o que é escrever catataus de palavras que se destroem umas às outras porque, definitivamente, não conseguem entrar em acordo? Pois é, está lá, a fina flor da verborragia universitária, sempre, é claro, produzida às custas do nosso suor cotidiano.
Até quando, Dio mio, até quando a zumbilândia vai dançar sobre as nossas cabeças, escarnecendo de tudo que é justo, belo e bom? Até onde vai essa epidemia de demência programada, ceifando presentes e futuros, porque o passado já levou a breca? Até que ponto os Cíceros - sim, eles ainda existem! - de Banânia terão de agüentar os textos vagabundos e as más intenções de milhões de Catilinas de proveta? Até quando este puteiro mal administrado continuará de portas abertas ao público, sugando corações e mentes e cuspindo conteúdos da mais fétida cloaca? Quando a paciência se esgotar, talvez seja tarde demais, só haverá Catilinas trinfantes e Cíceros esmagados.

Imagem: Cícero - cuja pronúncia latina é "quíquero"- , denunciando Catilina. Pintura de Cesare Maccari.

Marx, o Groucho, de péssimo humor.

5 comments:

patricia m. said...

Marx, melhor de pessimo humor do que deprimido... :-)

Ate quando, voce pergunta? Ate quando passarem do limite, para responder evasivamente... Parece que o "saco" do brasileiro eh gigante, coisa de louco mesmo, aguenta tudo sem reclamar. Eita povinho boviiiiiiiino!

Clau said...

Marx e Oriane, já desisti, estou de férias.
Beijos

Frodo Balseiro said...

Benvindo de volta ao mundo real e suas bananices!

Ricardo Rayol said...

Baita mau humor, e vou sair de fininho antes que sobre pra eu.

Ricardo Rayol said...

Uai, cadê o comentário que eu postei?