Saturday, January 27, 2007

Politicamente corretos são chatos!



Eu sempre achei estes moderninhos de Forum Mundial um saco. É uma gente muito sem noção. Conheci um humano-chavão, desses que vai (ia) ao Forum todo ano. Nunca vi ninguém tão lugar-comum. É um pouco ridículo. É incapaz de falar de qualquer assunto sem colocar exclusão social e excluídos na conversa.
Chega a dar pena...

Encontrei este artigo do Guilherme Fiúza no Mínimo. É delicioso...


Descanse em paz

O Fórum Social Mundial morreu. Que pena. O que será de Noam Chomsky, Tarik Ali, Bernard Cassen e todos aqueles monopolistas do bem, que viviam a adorável fantasia de serem os impávidos mosqueteiros contra o monstro neoliberal?

E aquela animada turma de Porto Alegre, que pagava ingresso e chegava ao êxtase ao ouvir, todos os anos, que George Bush é o mal e a globalização é o demônio? O que será dessas pessoas que se sentiam informadas e importantes naquele ritual requentado de filosofia do oprimido, onde só se ouvia o que se queria ouvir?

Ir ao Fórum Social, para essa turma, era como botar para tocar o mesmo velho disco da Joan Baez. Um sonho de revolução seguro, estático, confortável, sem o menor perigo de contato com a realidade. Uma espécie de spa ideológico.

Mas o Fórum Social Mundial morreu. E morreu virgem. Se você não era da claque do Noam Chomsky, você não entrava. Como é peculiar à esquerda “pura”, imperava ali o horror ao contraditório. Evidentemente, “fórum” era um eufemismo. Aquilo era uma performance, um show de verdades selecionadas na entrada e identificadas com crachá.

Representantes de governos, instituições multilaterais de crédito, empresas etc cansaram de tentar participar do evento. Todos barrados na porta. O Fórum Social jamais correu o menor risco de alguém questionar ao vivo o romantismo pueril de Tarik Ali, aquele que insinua que Bin Laden escreve certo por linhas tortas.

Não deixa de ser uma vitória. Com um pouco de clorofórmio e esparadrapo, a retórica anti-globalização finalmente atinge a mumificação – o estado que sempre almejou.

Parece que ainda estão agendados alguns protestos contra o capitalismo internacional. Nada de discursos, talvez só uns carros incendiados e uns MacDonalds depredados – apenas o suficiente para não ficar em casa sem fazer nada.

Mas não há motivo para desespero. Se a coisa apertar mesmo, o coronel Hugo Chávez arranja lugar tranqüilamente para esses intelectuais franceses e novaiorquinos numa dessas escolas de samba que ele patrocina. São grandes as possibilidades, portanto, do Fórum Social Mundial ter seu velório na Marquês de Sapucaí.
Ninguém poderá dizer que não foi um final feliz.

Afinal, existe alguma coisa mais chata do que os politicamente corretos?

Oriane

No comments: