Monday, December 04, 2006

Nepotismo artístico...


Ontem foi o último dia para assistir à exposição de Ligia Clark no MAC. Infelizmente o acervo mostrado foi mínimo, apenas a coleção Satamini. E sabem por quê? Os herdeiros, filhos da artista, pediam uma base de 200 mil reais por cada obra para exposição. É isso mesmo. Para expor obras de Ligia, encomenda-se uma maquete. Os originais nunca são expostos. Pois bem, os herdeiros, uns inúteis que vivem à sombra do trabalho da mãe, cobram essa fortuna por cada maquete que eles dizem que destroem depois. Logo a Ligia Clark, que fazia questão que seu trabalho chegasse para todos.
É muito comum no Brasil que filhos de artistas passem a vida vivendo do nome dos pais. Pessoas sem talento que sempre querem faturar mais algum. Várias publicações e exposições deixaram de ser feitas, homenageando o artista, porque a família quer um troco. Não importa o prestígio da homenagem, mas a grana que se pode levar com isso. Um vergonha.
Já há muito venho criticando esse nepotismo na cultura. Os filhos de famosos seguem a cerreira dos pais, levam um empurrãozinho e é isso aí. Porque será que todas as ninfetas querem casar com diretores de televisão?
Com exceção da Fernanda Torres, esse hábito está trazendo uma geração de nulidades para a arte. Vide Tarcizinho, ou aquele filho inexpressivo da Lucélia Santos (que já não era muito expressiva), Tato Gabus ( em contrapartida ao irmão que é melhorzinho), as filhas do Benedito Ruy Barbosa, os filhos de Chico Anísio... os exemplos são inúmeros!
É muito triste que estas pessoas usem o trabalho dos pais como porta de entrada para a exposição de sua nulidade. A filha de Daniel Filho atuando parece um weletrodoméstico falante! Mas é filha do Daniel...
Mas nada, nada chega aos pés da vilania das famílias de artistas plásticos. E nessa, os filhos da Lígia Clark ganharam longe.
Triste o estado da nossa cultura...

Oriane

No comments: