Saturday, August 04, 2007

Madame "Chuí", o charreteiro e Hércules...


Esta criatura nos tira do sério: Madame do Oiapoque ao Chuí! Nós a encontramos aos borbotões nas bibliografias e nas bocas vadias do meio acadêmico, sempre numa aura de incenso insensato, de enjoar o inventor do Engov. Já nos disseram até que ela é ótima avó. Que legal!

Seus livros - pastiches embolorados -, repletos de citações que dão no beco sem saída da enrolação semântica, são divulgados como bíblias do melhor pensamento filosófico, sem contestação nenhuma, é claro, por parte de milhões de abduzidos mentais, desprovidos de quaisquer meios de defesa contra a virulenta mistura de desinformação e ignorância que lhes é impingida goela abaixo. Quem perceberia, por exemplo, que a criatura faz a luz "dar voltas" quando descreve o "mito da caverna", pinçado de um texto platônico? A Física que se cuide porque na cabeça de maluco patralha até a luz se recusa a andar em linha reta!

A ditadura de psicopatas que foi implantada em Banânia é ancorada por dúzias de ícones midiáticos, antigurus que são acionados toda vez que alguma luz tenta brilhar na escuridão. Esses arautos da esquerdopatia aparecem como necessário contraponto quando ocorre algum desequilíbrio na estrutura imbecilizante que nos oprime, situações em que podem ocorrer brechas nos diques que impedem a limpeza da craca esquerdopata, sob a força da água benta do Logos.

Estivemos numa cidade histórica em Minas, por uma semana, batendo papo até com os passarinhos, como de hábito, para saber o alcance da PESTE que nos corrói. Pois bem, ouvimos o seguinte comentário de um humilde e desdentado condutor de charrete: "... no Brasil está tudo vendido "aos americano"!"(sic) O monótono clichê foi a propósito de uma pergunta que fizemos sobre o estapafúrdio modo como o turismo é gerido numa das nossas mais belas cidades históricas, Tiradentes, cujo acesso está completamente congestionado por uma obra que se arrasta há meses, sob as barbas de uma plaquinha que explicitamente "agradece ao presidente Lula" tamanha bondade estatal. (Para não falar de outras esquisitices, como um tresloucado serviço de ônibus, feito por uma única empresa, que muda os horários e os pontos de parada sem aviso prévio. Sabem por quê? Porque, segundo um taxista local, esse serviço é clandestino!)
Taí, é preciso dizer mais alguma coisa? Chauí faria do ingênuo charreteiro um ladino e oportunista presidente da república, com as bênçãos do Alferes.
O discurso de Madame é só a cereja do bolo, o arremate verbal que deleita, de tempos em tempos, a indigência intelectual do grupelho que assaltou o poder neste solo de descerebrados. O estrume que está por baixo disso tudo, nem Hércules, que limpou as cavalariças do rei Augias, conseguiria encarar. Chamem a fúria de Zeus!

Imagem: o bravo Hércules, na dúvida se encara a sujeira em Banânia, seu décimo-terceiro trabalho...

Marx, o Groucho, comendo pão de queijo, uai!

2 comments:

Frodo Balseiro said...

Marx
Texto inspirado, mas gastando vela com mau defunto!
Marilena Oiapoque não convence nem mais seus colegas de academia!
Esta confinada nos reconditos aparelhos confidenciasi de audiência zero!

Ricardo Rayol said...

A Chauí deveri se dedicar a livros esotéricos pela forma enigmática com que fala.