Tuesday, August 21, 2007

Eram os deuses socialistas?


Um dos maiores pecados, sem dúvida, é a ânsia de não ter pecados. Jesus deu um suave "chaga pra lá" em Marta porque ela era politicamente correta demais em seus afazeres, enquanto sua irmã, Maria, gostava de ouvi-lO atentamente, num bate-papo aparentemente ocioso. Essência e aparência, essência e aparência...hehehe...

É básico para a compreensão dos mecanismos que movem a alma humana - e a literatura universal costuma atestar essa idéia - o embate entre o bem e o mal, tema que apresenta várias abordagens ao longo dos séculos. Uma delas, de cunho gnóstico, tem-se mostrado mais robusta do que as outras, por motivos obviamente psicológicos, e está na raiz da megalomania que denota aquela velhíssima tentação do Éden, no discurso da serpente que "aliciou" Eva: "Vós podeis ser como 'Ele'!" Não é lindo? A nossa cobrinha totalitária serve à Eva o manjar dos manjares, o método dos métodos: o poder, a igualdade em relação ao Criador. O que vemos aí? A mesma lenga-lenga que subjaz o texto esquerdopata: todo mundo "igual", o que é a isca para o bote do "ofídio rebelde" posto que mexe terrivelmente com a vaidade humana. Todo mundo é bacaninha desde o nascimento - lembrem de Rousseau, o "muso" dos revolucionários - porque o meio é que estraga as pessoas. Ora, se isso é verdade, vamos controlar esse meio o mais possível e a qualquer custo! Controle, controle, controle! Engenharia social! Engenharia humana! Fábrica de ORCS!
Controlando tudo com mão de ferro, incluindo os meios de produção, os meios midiáticos, os meios ambientais, os meios de vida, hábitos, preferências e modos de ser dos imbecilizados humanos, teremos a sociedade perfeita, o tal mundo melhor (Uma das sábias vovós da família dizia uma frase interessante: "o ótimo é inimigo do bom..."), onde, claro, as regras inventadas não valerão para o grupelho que as estatuiu. Eram os deuses socialistas?
As figuras arquetípicas do Onipotente e dos "rebelados - e "degradados"- filhos de Eva", puros arquétipos junguianos, estão aí, nas barbas de todos, a pleno vapor, causando os estragos bíblicos de sempre. Marta está ganhando a parada, por enquanto. Aguardemos os próximos capítulos da grande novela universal... É excitante!

Imagem: Marta e Maria, Giovanni da Milano - Firenze, Chiesa di Santa Croce

Marx, o Groucho

4 comments:

Ricardo Rayol said...

Eram os deuses socialistas ou apenas politicos venais atrás de uma verbinha de gabinete?

Ricardo Rayol said...

desculpem-me mas ando muito arredio às quastões jesuísticas.

osvjor said...

o que é ORC?

A Furiosa said...

ORC é um daqueles Ogros horríveis do Tolkien....

Oriane