Monday, June 04, 2007

Diotima também é contra a aprovação automática

Bela Oriane,
estou momentaneamente vivendo no exterior e, quando minha mãe, pelo telefone, me contou sobre a aprovação automática, achei que estivesse ficando gagá. Realmente, achei isso. Menos mal que não - por outro lado, que tragédia para todos nós. Sou professora de universidade pública, como vocês, e tanto alunos como colegas sabem que eu "reprovo". Não por faltas, nunca por faltas, até porque não passo lista de presença; parto do princípio que meus alunos são adultos e devem assistir aulas se eles próprios desejarem ou considerarem importante. Sei que isso é até um risco para mim, pois, segundo os estatutos da universidade, passar lista de presença é uma obrigação do professor - e, em off, muitos professores afirmam utilizá-la como forma de controle sobre os alunos. No entanto, todos os meus alunos sabem que precisam passar em duas provas para ser aprovados - não são difíceis, desde que se faça o mínimo. Muito bem: ano passado, pouco antes de sair em afastamento, uma senhora apareceu no dia da prova final (a prova final é realizada para aqueles que não apareceram nas provas anteriores ou então que não atingiram média 7). Eu nunca a havia visto mais gorda. Mau educada, nem sequer se apresentou; pegou o papel da prova e se sentou para faze-la com displicência e um certo ar de desafio. Na prova final, basta tirar 5 para ser aprovado. Muito bem; ela tirou 1,5 - e ainda assim porque eu "espremi" algumas de suas respostas para livrá-la do constrangimento do zero absoluto. Foi reprovada. Já tendo viajado, recebi um mail dela dizendo que era "concluinte", isto é, que aquele era seu último semestre, e a minha, a última disciplina deste último semestre. Resumindo: se eu não a aprovasse, ela precisaria esperar um ano a mais para se formar. Não respondi. Dias depois, recebi um mail da chefe de secretaria dizendo o mesmo. Respondi dizendo que a fulana nunca tinha aparecido no meu curso, nem sequer para as provas, que só apareceu na prova final e que ainda asim tirou 1,5. Ninguém me escreveu mais. O subtexto do mail de ambas é claro: ora essa, em concluintes, a aprovação é automática!!! Essa já é uma realidade nas universidades brasileiras, infelizmente, e pelo que pressinto será um golpe de misericórdia no ensino público.

Diotima

No comments: