Sunday, June 06, 2010

Ensaio sobre o escotoma que o Saramago não...viu!



Pois é, a coisa está em toda parte. Surge nas frases mais corriqueiras, como um sintoma escancarado, um ato falho crônico, um "óia eu aqui!" de dar inveja à Lia do BBB, com aquela mania incômoda de mandar olhar nos olhos, enquanto aquela outra criatura candidata se preocupa terrivelmente com o "vê se vê, parei de ver, eu vi de novo etc.", toda aquela parafernália visual que vocês... já viram! Só que não adianta espernear, o escotoma tá brabo, ninguém está vendo nada, Saramago perdeu o tempo literário dele com o ensaio sobre a cegueira (onde ele se inclui.), uma metáfora e tanto. Nunca antes nestepaiz precisou-se tanto de oftalmologista! Quando dissemos que o cara da moda é Orwell, com suas já velhas denúncias sobre métodos totalitários de persuasão por osmose involuntária, só queríamos insistir no óbvio ululante de Nelson Rodrigues que, infelizmente, tinha uma filha deficiente visual, mas enxergava longe: "tá tudo dominado" quando a língua incorpora o produto de falsos silogismos como se fossem axiomas, provavelmente também "achados nas ruas".
VEJAM bem o que disse Celso Roth, técnico do combalido Vasco, para não sairmos da área lusitana  que nos é tão cara: 
"No Vasco, jogadores e comissão técnica se dividem entre o otimismo e a tensão. Mesmo cientes de que o time já evoluiu sob o comando de Celso Roth, a proximidade da zona da degola cria a necessidade de resultados imediatos. Por ora, o time pede licença a qualquer ideal de futebol bem jogado.
– Vivemos numa sociedade capitalista, agimos sempre em função dos resultados. O importante para o Vasco é somar pontos."

Deu para entender as conexões tigre? Não deu? Então vamos por partes, em homenagem ao indefectível Jack (não necessariamente o de Titanic ou, menos ainda, o de Piratas do Caribe, péssimos negócios capitalistas para embromar o povo), mas o que fazia picadinho das prostitutas de Londres no século XIX, em protesto contra a coroa britânica, crimes todos praticados em nome do capitalismo pré-moderno, segundo o consenso do Itamaraty republicano e incontáveis professores de Estudos Sociais, rótulo da "novilíngua" que substituiu antigas matérias burguesóides chamadas - estranhamente! - de História e Geografia:
1 - devemos entender que numa outra sociedade - adivinhem qual ... - , mais perfeita, clone de um "mundo melhor", a vagabundagem geral passaria ao largo dos resultados porque não haveria competição, certo? Certíssimo. Numa sociedade perfeitamente totalitária, o Estado engole todos os competidores. Só ele aparece na foto, só ele tem os lucros, só ele tem a chave do cofre, mas nunca sabe de nada, é claro, porque os grandes líderes trabalham muito e não podem perder tempo com essas abobrinhas de dar satisfação aos curiosos. Memória? ZERO.
2 - devemos entender que a desumana sociedade capitalista paga os tubos aos jogadores de futebol para eles se espreguiçarem de chinelinho em churrascos regados a rebolation enquanto o time vai para o raio-que-te-parta? Certíssimo. Numa sociedade mais perfeita, isso é impossível porque os resultados são cobrados apenas com prisão, morte acidental, sumiço de parentes etc., essas miudezas sem valor algum envolvendo a vida humana. Ah, não queiram esses ingratos atletas fugir dessa sociedade perfeita: são mandados de volta pra casinha pelo grande humanista presidente do país cocô-"hermano", vide boxeadores cubanos no pan-americano do Rio. Memória? ZERO.
3 - devemos entender que o "futebol bem jogado" é incompatível com a sociedade capitalista? Certíssimo.  Na sociedade mais perfeita, onde não há pressão por resultados, todos conseguem mostrar seu lado artístico nos gramados, pois jogam por puro prazer. Foi o que fez Anna Netrebko, ao casar com um uruguaio e residir na Áustria porque a pátria amada estava mais para madrasta do que para mãe. Estranhamente, fora de lá, ela canta por prazer e ganha muito dinheiro, coisas que são, como todo mundo sabe, rigorosamente incompatíveis. Memória? ZERO.
4 - devemos entender que o Vasco deveria ser transplantado para uma sociedade  mais perfeita, porque nela o clube jamais seria rebaixado para a segundona, e todos os seus torcedores seriam felizes para sempre? Certíssimo. A tal da maldita tensão desapareceria, pois isso é invenção capitalista e dá úlcera!!! Só haveria otimismo e "bolsa-capim" para eles pastarem à vontade, pois ninguém é da cortina de ferro! Memória? ZERO.
Resumo da ópera de Netrebko: cegueira faz bem pra burro porque na sociedade perfeita o Vasco não cai pra segundona e quem tem um olho é o líder do partido,  morô? Isso tudo merece uma tese de doutorado na USP tamanha a profundidade das entrelinhas!


Imagem: Anna Netrebko, cantora russa, olhos de colírio, olhando com cara de quem está realmente vendo ou verá, ou voltará a ver depois de ter deixado de ver, aquela coisa de sempre...
Marx, o Groucho, procurando os óculos.

No comments: