Wednesday, March 05, 2008

Víboras em sala de aula..


Lá vamos nós de novo para a sala de aula, ouvindo a mesma lenga-lenga de sempre, o mesmo discurso tosco, boçal, de alunos que, em sua esmagadora maioria, não sabem direito o que é certo ou errado em NENHUM contexto. Alunos que arrotam auto-suficiência e impudica arrogância como se já tivessem nascido com o dom da sabedoria-sem-esforço-algum. Eles não lêem nada mas sabem tudo.
Eles são orgulhosos desse pseudoconhecimento inato e o atiram ao rosto do professor sem a menor cerimônia. Eles pisam e esmagam a voz dos pouquíssimos colegas que escaparam da peste que os contaminou - eles são os embriões dos tiranetes do futuro.
Eles não sabem o que são valores. Eles desconhecem o que é hierarquia. Eles ignoram o que é história, tradição, cultura geral. Eles destilam seu ódio gratuito a tudo aquilo que solenemente juraram não estudar porque dá um imenso trabalho a seus parcos neurônios embotados pelo consumo de drogas: lógica, religião, hitória das civilizações, filosofia, gramática... Eles confundem, em conseqüência dessa catastrófica falta de educação, alhos com bugalhos, as essências com os acidentes, os meios com os fins, as causas com os efeitos e, sobretudo, libertinagem com liberdade.
Eles cospem chavões como se fossem máximas do oráculo de Delfos, eles são as pequenas víboras gestadas pela sistemática infiltração esquerdopata na esfera educacional de Banânia ao longo de décadas. Eles são os canalhas de amanhã, instalados no poder.
Pobre país o nosso, incubadora maldita de seres acéfalos.

Marx. o Groucho

2 comments:

osvjor said...

mas não vai ter nenhum exemplo prático desse estado de coisas? assim, o post fica parecendo apenas uma grande introdução, como aquelas músicas que o Miles Davis fazia no início dos anos 70....

Ricardo Rayol said...

Isso que eu chamo de desabafar pesado.