Saturday, October 28, 2006

O livro "O guia do mochileiro das galáxias" tem várias tiradas interessantes. A mais interessante diz o seguinte: o governante da galáxia será eleito entre aqueles que menos quiserem governar. Resumindo, só aquele que não quiser o poder deverá ser eleito. Na livro isso significa que eles eram arrastados à força ao cargo. A justificativa era que qualquer pessoa que queira o poder tem um desvio de caráter.
Isso me ocorre toda vez que eu constato que eleição após eleição sempre os piores vencem. Fenomêno que ocorre até no Big Brother onde há um poder em jogo, o pior de todos a busca da fama pela fama, uma forma asquerosa de busca de poder. No primeiro programa, o intelectualmente desfavorecido e péssimo caráter Kleber Bambam ganhou com votação massiva, horrorizando pessoas que chegaram a acreditar que aquilo era uma expressão de nossa população.Não vi os outros Big Brothers, mas dizem que quase sempre a vitória é do esperto, mentiroso ou mau caráter. Uma amiga ficou particulamente furiosa com um tal de Domini. Católica, não lhe perdoava sequer o uso do nome. Claro que programas populares já falam de um grupo específico, mas não vamos esquecer que eram votações que mobilizavam até 20 milhões de pessoas.
Nas eleições isso é ainda pior. Sempre parece claro que os melhores, se é que os há, sempre saem na primeira leva. No Brasil, entretanto, tivemos uma exceção: Fernando Henrique governou por dois mandatos, e era o melhor. Mas foi uma exceção.
A nossa situação é péssima, mas quando penso nos EUA com Bush, na Bolívia com Evo Morales e na Venezuela com Chaves eu compreendo que poderia ser bem pior. Os piores estão à direita, esquerda, por cima e por baixo. estão por todo o lado.
Eles estão ganhando.

Oriane

No comments: