Tuesday, July 22, 2008

Na mosca, com louvor...


Direto do Avolio, com autoria de Bolívar Lamounier, em entrevista ao Estadão.
Assinamos embaixo, em cima, no meio, do lado etc! A coisa maldita está no DNA de Banânia, que deve ter sido abduzido, logo após a chegada dos portugueses, e trasmutado em um código genético alienígena, programado para uma longa experiência cósmica de séculos a fio, com resultados assustadores, sendo que o maior deles é precisamente a eleição - e reeleição - do Keiser...

"Por que não debelamos a corrupção?
Porque a enxergamos por uma ótica otimista. Atribuímos tudo ao passado: à colonização, aos portugueses, à formação do País. É uma análise evolucionista. Temos a impressão de que vamos em direção a algo melhor. O que atrapalharia seriam os grilhões do passado. Isso não é necessariamente verdade. Essa leitura esconde outra premissa, o conceito do bom selvagem de Jean-Jacques Rousseau. O homem é bom, mas a sociedade o corrompe. No Brasil, a elite é ruim, mas o povo é essencialmente bom. Essa impressão é profundamente superficial. O Brasil é essencialmente corrupto. A verdade é a seguinte: nada indica que estamos a caminho de um mundo melhor. Corrupção e clientelismo não estão dando sinais de terem diminuído. Acho que estão aumentando. Quando o governo diz que temos mais informação sobre corrupção e só por isso ela aparece mais, isso soa como uma afirmação tão válida quanto qualquer outra. Só poderia aceitá-la se o governo tivesse uma lista com todos os corruptos e quanto desviaram ao longo dos tempos. No Brasil, a transgressão é generalizada e ocorre sempre por motivos econômicos. Há casos passionais, mas esses existem em qualquer sociedade e são a exceção. Estelionato, assalto, corrupção, o crime brasileiro tem causas econômicas."

Marx, o Groucho

4 comments:

Ricardo Rayol said...

vale mesmo a assinatura, e a idéia da abdução do dna não é de todo má vou usar em uma de minhas doideiras.

Carlos said...

Oi, parabéns pelo blog, achei ele por acaso enquanto procurava imagens para um posto em meu blog.

Gostei muito do seus texto, pretendo passar por aqui mais vezes.

http://sinapsemoderna.blogspot.com/

Laguardia said...

Outra desculpa que sempre ouvimos é que o poder corrompe e por isto sempre que alguem chega ao poder se corrompe e vira corrupto.

Não é verdade. O que ocorre é a impunidade

Também já ouvi esta conversa de que a corrupção está mais visível porque o governo Lula está combatendo mais a corrupção.

Balela. Temos mais notícias de corrupção porque este governo é o mais corrupto da história. o interessante é que sempre há integrantes do PT ou da base aliada envolvidos em corrupção, e que não são punidos.

zoot said...

Parabéns pelo ótimo blog. Sei que é difícil, mas não esmoreça. Perdemos muitas batalhas, mas não a guerra.